Cada vertente da Umbanda vai tratar esse assunto de forma diferente, mas isso não significa que está errado, todas estão certas, porém cada uma com sua particularidade. A deitada ou camarinha, como algumas vertentes da Umbanda a chama, é justamente a representação dessas diferenças na Umbanda.
Mas o que seria afinal a deitada na Umbanda? Basicamente é firmar a energia do orixá na cabeça de quem vai se deitar. Todo o ritual é feito para assentar o axé dos orixás, aplicando e condensando sua energia na cabeça do médium (ou ori).
Para isso começa fazendo uma oferenda para os orixás que se vai deitar. Frutas, flores, ervas, tudo é adicionado como um presente para o orixá que nos trará seu axé. Após a oferenda seguimos com a lavagem da cabeça do médium com o amaci. O amaci nada mais é o do que um macerado extraído de diversas ervas e flores, que trazem em si a vibração do orixá que se quer deitar. Cada orixá aplicou sua força em uma planta ou erva diferente, e quando juntamos estas ervas e tiramos seu sumo, estamos trazendo estes elementos da natureza de maneira magística, para que estando em conjunto, possam trazer o axé do orixá para aquele macerado de ervas. Feita a maceração com um ritual em oração, o líquido é rezado e se torna abençoado na energia do orixá.
Esse amaci será colocado diretamente na cabeça do médium, para que toda essa boa energia do orixá entre diretamente em seu chacra coronário. Para preservar este axé, cobrimos a cabeça com o pano de cabeça e em seguida se procede ao que dá nome ao ritual, à deitada em si.
O médium se deita por um determinado período para que o axé dos orixás vá se firmando diretamente na cabeça do médium. É deitado na esteira, com a mente tranquila e o coração calmo, que a verdadeira energia do orixá se revela em cada um de nós. É um momento de conexão máxima do médium e a energia do orixá, trazendo sensação de completude e de comunhão infinita com o sagrado que só o axé do orixá pode trazer. Nada pode ser mais bonito do que ter uma experiência capaz de te trazer um estado superior de consciência que lhe traz a paz da comunhão.
Pode ocorrer do medium se deitar para as 7 linhas, e o ritual se torna mais lindo, já que o médium entrega sua cabeça para que todos os orixás sejam seus guias na jornada espiritual da Umbanda.
E quando é terminado o trabalho o médium está limpo energeticamente e carregado de todo bom axé que só um orixá pode trazer para sua coroa e representa um novo degrau na caminhada do médium dentro da umbanda. É como se fosse uma “bateria” que está carregada ao máximo de energia, pronta para oferecer sua força pro médium por muito tempo e suportá-lo nos trabalhos e rituais de umbanda.
O ritual de deitada deve ser feito dentro de um terreiro com todas as suas firmezas levantadas e com o suporte do Pai ou Mãe de santo.
O que é a deitada na Umbanda; O que é o Amaci;